top of page
Casal de mãos dadas

Em busca da pessoa certa

A cultura ocidental nos fez mais livres e conectados. Então por que nos sentimos cada vez mais solitários?

Tanto homens quanto mulheres dizem que está difícil encontrar alguém para firmar um compromisso de vida juntos.

Mas como achar a pessoa certa num mar de possibilidades?

Hoje em dia, a expectativa sobre a relação romântica é sem precedentes. Queremos demais. Queremos estabilidade, apoio, companheirismo, status social, o melhor amigo, confidente e amante, mistério, aventura, filhos, tudo isso de uma única pessoa, extraordinária. 

O amor e o desejo

Podemos desejar aquilo que já temos? Um filósofo chamado Schopenhauer propôs que a vida é como um pêndulo, oscilando entre o sofrimento e o tédio. Sofrimento por querer algo que não temos e tédio por conseguir aquilo que queremos e não ter mais o que desejar.

Uma eterna insatisfação.

Mas será que a vida é tão simples e insuportável assim?

Será que o desejo vai embora quando se firma uma relação estável com alguém? Quando se conquista aquela pessoa tão desejada, perde-se a graça?

Amar é um verbo e não um estado nos oferecido por alguém perfeito. Nunca se tem ninguém. O problema está na nossa imaginação

Romance de inverno

Um exercício de imaginação

Somos um ser com capacidade de imaginar. Podemos viver sensações e sentimentos apenas na nossa mente.

Temos necessidade de conexão e autonomia, de segurança e aventura, de pertencer e explorar. Vivemos num mundo de incerteza e imperfeição. São vários pêndulos, digamos assim.

E o regente deles é nossa imaginação e não a outra pessoa. 

Por isso, a ideia de encontrar a pessoa certa é problemática: é estática. É uma linha de chegada, que tira de nós a possibilidade de escolha e nessa ilusão de certeza, perdemos o desejo.

Relacionamento é uma via de mão dupla. Cada um deve exercitar a sua imaginação e a do outro. Sair do lugar comum, do já esperado, surpreender.

E depois voltar.

É possível encontrar alguém legal para viver uma vida junto com você, o primeiro passo é desfazer as crenças que te limitam nessa área.

Se você quer aprender como, te convido a participar das nossas oficinas de transformação. 

bottom of page